Orgãos anexos:
Glândulas salivares: Quanto à forma são sacos que se localizam na cabeça e existem três pares: as parótidas que se localizam perto dos ouvidos, as sublinguais que se localizam no maxilar inferior, por baixo da língua na parte superior, anterior e as submaxilares que se localizam no maxilar inferior, debaixo da língua, na parte inferior, posterior. São constituídas por saliva uma vez que a sua função é segregá-la.
Dente: É um órgão que se localiza na cabeça, boca (maxilar superior e inferior).
Divide-se em duas partes: a parte exterior do dente, (constituída pela coroa - externa à gengiva) e a parte interior(raiz do dente- parte interna à gengiva). O colo é a linha que separa a raiz da coroa. A raiz encontra-se encaixada no alvéolo dentário - orifício no maxilar. A prender o alvéolo à raiz encontra-se o cimento.
A parte interna é constituída por camadas. A camada mais externa que é visível é o esmalte (cálcio e flúor - camada mais dura do corpo humano) o qual protege a coroa. A estrutura do dente é o marfim ou dentina de composição muito semelhante ao osso, por dentro desta camada encontra-se a parte que lhe dá vida- a polpa dentária- parte mole irrigada por vasos sanguíneos e um nervo que pode ter vários canais e que dão sensibilidade.
Pâncreas: encontra-se entalado entre o estômago e o intestino delgado, na cavidade abdominal superior. É achatado e tem forma de folha. Segrega o suco pancreático que é conduzido para o duodeno através do canal pancreático que desagua no canal colédoco e desagua juntamente com a bílis no duodeno.
Língua – músculo que se localiza na boca, está revestido por numerosas papilas gustativas que detetam 4 sabores: salgado, doce, amargo e ácido.

Sem comentários:
Enviar um comentário