segunda-feira, 20 de março de 2017

Morfologia do sistema digestivo

O sistema digestivo divide-se em : Tubo digestivo e órgãos anexos
Tubo digestivo: boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto e ânus.
Órgãos anexos: língua, dentes, glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Tubo digestivo:

Boca:

Forma: Orificio

Localização: Cabeça, parte anterior, inferior central, na parte posterior está limitada pelo véu do paladar, lateral pelas bochechas, anterior pelos lábios, superior pela abobada latina e na interior pelo o maxilar inferior

Constituição: Maxilar superior, maxilar inferior, abobada palatina, bochechas, véu do paladar e lábios

Faringe:

Forma: Pequena porção do tubo digestivo

Localização: Cabeça, divide-se em dois tubos(traquela e tubo digestivo), na parte superior é limitada pelo véu do paladar, inferior pelo tubo digestivo e nas laterais pelas paredes dos tubos

Constituição: Epiglote

Esófago:

Forma: Tubo de 20 a 25 cm e atravessa toda a cavidade torácica

Localização: Cavidade torácica parte central, limitada lateralmente pelos pulmões, superiormente pela faringe, inferiormente pelo estomago. anteriormente pela traqueia e posteriormente pela coluna e costelas

Constituição: Paredes Musculares

Estômago:

É um saco que se localiza na cavidade abdominal central,, ligeiramente inclinado para a direita. Está limitado superiormente pelo esófago, inferiormente pelo intestino delgado, lateralmente pelo coração e ainda por dois esfíncteres (músculos circulares que controlam orifícios), o esfíncter superior designa-se por cárdico e reveste a cárdia, o inferior designa-se por pilórico e reveste o piloro (orifício de saída). Quando está cheio tem a forma de um “J” e tem capacidade para 1,5l. As suas paredes são musculadas, por cima dos músculos existe a mucosa que segrega o suco protetor do ácido do estômago, por cima das mucosas existem as glândulas gástricas que segregam o suco gástrico.

Intestino Delgado:

É um tubo com cerca de 7,5m e 2,5cm de espessura. Localiza-se na cavidade abdominal. Limitado superiormente pelo estômago e inferiormente pelo intestino grosso. Está dividido em duas porções distintas:
• O duodeno - primeiros 25cm retilíneos
• O jejuno-íleo – encontra-se dobrado e “enrolado” em si e tem cerca de 7,25m.
O intestino delgado é constituído por músculos, por cima destes existem umas pregas que servem para aumentar a superfície do intestino, chamam-se válvulas coniventes, por cima destas válvulas existem as vilosidades intestinais, tem forma de dedo e servem para a absorção e digestão. Entre as vilosidades encontram-se as glândulas intestinais que segregam o suco intestinal. É nas glândulas intestinais que se encontra o canal quilífero ou linfático (circulam os ácidos gordos, o glicerol e as vitaminas lipossolúveis) e os capilares (circulam os aminoácidos, os monossacarídeos, as vitaminas hidrossolúveis, a água e os sais minerais).

Intestino grosso

É um tubo com cerca de 1,5m, localiza-se na cavidade abdominal, parte externa do intestino delgado, e divide-se em quatro cólones: ascendente, transverso, sigmóide e descendente. O cólon ascendente inicia-se num saco designado por ceco ou cego, onde se encontra a apêndice, o contacto do intestino delgado com o grosso faz-se através da válvula íleo-cecal. As paredes do intestino são musculadas.

Reto

Porção retilínea de 10 a 12 cm onde se armazenam as fezes, localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal, limitado pelo cólon sigmóide e pelo ânus.

Ânus

Orifício limitado pelo recto. Faz o contacto com o meio externo, está constituído por dois esfíncteres chamados de esfíncteres anais e localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.


Sem comentários:

Enviar um comentário